PROCESSOS DE SOLDAGEM PARA AÇO INOX

PROCESSOS DE SOLDAGEM PARA AÇO INOX

Resumo

Metal empenado, soldas cor de carvão e frustração; estas são algumas das coisas que podem acontecer ao soldar aço inoxidável.

PROCESSOS DE SOLDAGEM PARA AÇO INOX

Metal empenado, soldas cor de carvão e frustração; estas são algumas das coisas que podem acontecer ao soldar aço inoxidável Embora contenha elementos semelhantes aos do aço carbono, o aço inoxidável tem a adição de elementos de liga, como cromo e molibdênio, e isso apresenta um conjunto completamente diferente de desafios ao fundir dois ou mais peças de aço inoxidável em vez de aço carbono. O oxigênio ao redor da poça fundida de aço inoxidável deve ser mantido no mínimo absoluto. A poça de fusão se comportará de maneira diferente do alumínio ou aço carbono. A condutividade térmica do aço inoxidável é muito menor, tornando a distorção e a entrada de calor uma grande preocupação. Embora existam muitos itens a serem considerados ao soldar aço inoxidável, uma das decisões mais importantes a tomar é qual processo de soldagem usar.

Processos de soldagem para aço inoxidável

Abaixo, discutimos os processos de soldagem mais populares usados para aço inoxidável.

Soldagem a Gás Metal Inerte (MIG)/Gás Soldagem a Arco Metálico (GMAW)

A soldagem MIG, ou soldagem a arco de metal a gás, como é mais formalmente conhecida, é uma das maneiras mais populares de soldar aço inoxidável. Existem muitas semelhanças entre a soldagem MIG de aço inoxidável e a soldagem de aço carbono. Não é necessário usar roletes especiais e a polaridade elétrica permanece a mesma. No entanto, as composições de gás de proteção são tipicamente diferentes. Quantidades mais baixas de oxigênio são permitidas ao soldar aço inoxidável, portanto, os níveis de O2 ou CO2 devem ser mantidos em torno de 2% ou menos. É bastante comum que gases de proteção de mistura tripla que contenham argônio, hélio e dióxido de carbono ou oxigênio sejam usados na soldagem MIG de aço inoxidável. Uma vez que a resistência à corrosão será normalmente desejada na solda, bem como no material de base, o arame de solda de aço inoxidável deve ser usado. Além disso, para evitar rachaduras, o fio de enchimento e o aço inoxidável de base devem ser uma versão de baixo carbono ou ter estabilizadores como tântalo ou nióbio. O uso de uma forma de onda de soldagem pulsada também pode ajudar os usuários a soldar aço inoxidável com MIG com mais sucesso.

Soldagem a gás inerte de tungstênio (TIG)/solda a arco de tungstênio a gás (GTAW)

A soldagem TIG, mais formalmente conhecida como soldagem a arco de tungstênio a gás, é outro processo frequentemente usado para soldar aço inoxidável. Este processo também tem semelhanças entre quando é usado para soldar aço carbono e quando é usado para soldar aço inoxidável. Ambos os materiais requerem uma polaridade negativa do eletrodo de corrente contínua (DCEN). Normalmente, são usados quase 100% de gases de proteção de argônio ou hélio. Tal como acontece com a soldagem MIG, a soldagem TIG requer metal de adição de aço inoxidável para evitar fazer uma solda que será facilmente suscetível à corrosão. Os aços inoxidáveis de baixo carbono ou estabilizados devem ser usados como metais de adição, e os metais de base também devem ser de baixo carbono ou estabilizados. A distorção pode ser um grande problema ao soldar aço inoxidável, por isso é importante manter as velocidades de deslocamento um pouco rápidas e as entradas de calor baixas ao soldar aço inoxidável TIG.

Soldadura por arco de núcleo fundido

Em geral, os processos de soldagem que usam fluxo não são ideais para soldagem de aço inoxidável. Dito isto, é possível soldar aço inoxidável com o processo fluxado. Misturas de gases especiais precisam ser usadas. A soldagem a arco fluxado com proteção de gás é normalmente uma melhor escolha de processo para soldar aço inoxidável do que a soldagem a arco fluxado, uma vez que depende menos do fluxo do que o último processo para proteger o metal de solda da atmosfera.

Soldagem a arco com núcleo de metal

Uma melhor alternativa de arame tubular para a soldagem a arco fluxado auto-blindada e a soldagem a arco fluxado blindada a gás é a soldagem a arco tubular. Isso ocorre principalmente porque a soldagem a arco com núcleo de metal não depende de fluxo. O núcleo de metal do material de enchimento, embora tenha certos tipos de desoxidantes, é principalmente embalado com metais em pó para aumentar a deposição. Com o gás de proteção adequado e o sistema de alimentação de arame, a soldagem a arco com núcleo de metal pode ser usada para fazer soldas de alta qualidade em aço inoxidável. Na maioria das vezes, é necessária uma forma de onda pulsada ou um arco de transferência de spray para fazer uma solda de aço inoxidável de alta qualidade com soldagem a arco com núcleo de metal.