Glossário de Soldagem

Glossário de Soldagem

Resumo

termos de soldagem elétrica Dicas e truques

Glossário de Soldagem

A seguir estão os termos comuns de soldagem elétrica:


AC (corrente alternada) - AC é a corrente doméstica comum. A soldagem com bastão CA e alimentação de arame CA é menos desejável porque o arco é muito errático e instável devido à mudança de corrente de positivo para negativo. No entanto, é o arco de soldagem mais barato para comprar.

CC (Máquina de Soldagem de Corrente Constante) - Estas máquinas de solda possuem corrente de curto-circuito limitada. Eles têm uma curva volt-amp negativa e são frequentemente chamados de “conta-gotas”. A tensão mudará com diferentes comprimentos de arco, variando apenas ligeiramente a amperagem, daí o nome de corrente constante ou tensão variável; usado em soldadores Stick e TIG.

Máquina de Soldagem CV (Tensão Constante, Potencial Constante (CP)) - “Potencial” e “Tensão” são basicamente os mesmos. Este tipo de saída da máquina de solda mantém uma tensão relativamente estável e consistente, independentemente da saída de amperagem. Isso resulta em uma curva de volt-amp relativamente plana (usada em soldadores MIG e flux core) em oposição à curva de volt-amp de um soldador Stick (SMAW) típico.

• DC (Corrente Contínua) - DC é criada convertendo a corrente AC em corrente DC. DC é o tipo de corrente muito preferido para usar na soldagem porque o arco é muito suave e estável com o mínimo de respingos do metal de adição.

Ciclo de trabalho - O ciclo de trabalho de um soldador é a quantidade de tempo que o soldador foi projetado para operar em um período de dez minutos, ou seja, 20% = dois minutos. O ciclo de trabalho pode ser aumentado em alguns modelos em até 100% com saída reduzida. No entanto, o ciclo de trabalho raramente é um problema para os clientes.

Metal de adição - Metal de adição é metal de um bastão ou fio que é derretido no arco do soldador e combina com o metal que está sendo soldado para formar uma liga que une as peças de trabalho.

Flux - Flux é um material incluído em uma vareta de solda ou fio fluxado que libera um gás quando queima. Este gás serve para blindar o arco de soldagem. Veja blindagem.

Blindagem - O arco elétrico de um soldador precisa ser protegido dos gases da atmosfera para fazer uma boa solda. O gás vem do fluxo de queima (consulte o fluxo) ou do gás de proteção (consulte o gás de proteção).

Gás de proteção - O gás de proteção é fornecido diretamente de um cilindro de gás e é necessário para soldagem de arame com arame sólido. O gás de proteção é uma mistura de 75% de argônio e 25% de CO2 (C-25), 100% de argônio puro para alumínio e uma mistura de argônio, CO2 e hélio para aço inoxidável (também chamado de "tri-mix"). Esses gases vêm em vários tamanhos de cilindros. Consulte a seção de troca de cilindros industriais puro-sangue para obter detalhes.

Stick - Um stick é um eletrodo metálico que também serve como metal de adição no processo de soldagem por stick. O gás de proteção é obtido a partir do fluxo no revestimento externo do eletrodo. Consulte fluxo.