Criando um ambiente de soldagem seguro
- ação
- Editora
- sandy
- Horário Edição
- 2016/8/25
Criando um ambiente de soldagem seguro
A implementação de medidas de segurança no ambiente de soldagem não precisa ser uma atividade de cima para baixo. Envolver os funcionários e incentivá-los a fornecer insights pode ajudar muito no estabelecimento de uma operação de soldagem segura e na manutenção dela. A escolha de equipamentos de segurança confiáveis também é importante. Produtos mais duráveis duram mais, o que reduz custos. Produtos de segurança que se encaixam bem e são fáceis de usar também reduzem o tempo de inatividade e aumentam a aceitação do trabalhador.
Não há duas operações de soldagem com as mesmas necessidades. Equipamentos, processos e conjuntos de habilidades do soldador variam, assim como os requisitos de segurança de uma empresa. Ainda assim, a segurança dos funcionários sempre deve ser uma prioridade. Tomar as precauções corretas para proteger os soldadores pode limitar os efeitos negativos na produção, bem como aumentar a aceitação dos funcionários das normas de segurança.
As medidas de segurança multifacetadas que você toma fazem mais do que apenas estabelecer e manter a conformidade com as diretrizes regulatórias. Um ambiente de trabalho seguro pode economizar dinheiro reduzindo as responsabilidades. Também pode ajudar a atrair e reter soldadores qualificados, o que é extremamente importante, considerando que a escassez de soldadores deve chegar a aproximadamente 400.000 nos próximos cinco anos. Em muitos casos, você pode envolver diretamente os funcionários nos esforços para criar um ambiente de soldagem mais seguro e sustentá-lo. Esse envolvimento é benéfico para o moral dos funcionários porque capacita os próprios soldadores a assumir um papel proativo para se manterem seguros.
Passos para Melhoria
Para criar um ambiente de soldagem limpo, seguro e confortável, considere três etapas principais e implemente o equipamento de segurança adequado.
Etapa No. 1: Avaliações de Perigos. Segurança requer planejamento. Realize avaliações de risco para descobrir áreas problemáticas dentro de suas instalações. Essa avaliação deve incluir funcionários e, potencialmente, um higienista industrial. Essa prática não apenas oferece uma melhor compreensão do ambiente de soldagem, mas também incentiva os gerentes e soldadores a prestar mais atenção aos detalhes de segurança que, de outra forma, podem passar despercebidos.
Envolva os funcionários em avaliações de perigos analisando lesões e tendências registráveis com riscos potenciais à segurança e, em seguida, trabalhando com eles para fazer correções. A gerência também deve desafiar os funcionários a observar a segurança geral na célula de solda e oferecer sugestões de melhorias.
Etapa nº 2: Treinamento. Sempre comunique as mudanças que são implementadas como resultado das avaliações de risco e treine os funcionários adequadamente se um processo for alterado ou um novo produto for introduzido.
Você pode contar com funcionários veteranos qualificados para realizar treinamento de pares que, novamente, incentiva a interação positiva entre os funcionários. Em alguns casos, fabricantes de equipamentos e parceiros de distribuição também fornecem treinamento de produtos para clientes.
Etapa nº 3: Comunicação. Compartilhe descobertas, mudanças e melhorias com a gerência e os soldadores. Discussões frequentes sobre segurança incentivam o envolvimento dos funcionários, fortalecem os relacionamentos dentro da organização e possibilitam monitorar e avaliar as iniciativas de segurança de forma consistente. No final, uma comunicação mais forte entre a administração e os funcionários leva a um maior senso de propósito.
Selecionando Produtos de Segurança de Soldagem
Ter os produtos de segurança apropriados é imperativo no ambiente de soldagem. Mais uma vez, vai além da simples conformidade – é uma questão de ajudar o soldador a obter maior segurança e conforto. Considere o seguinte.
Vestuário e luvas de soldagem . Esses itens devem se encaixar corretamente e estar em boas condições. O ajuste adequado ajuda a minimizar lesões e incentiva os funcionários a continuar usando o equipamento para outras tarefas, como retificação ou manuseio de materiais. Escolha itens adaptados ao usuário para um ajuste superior, como luvas com padrão 3D para destreza maximizada.
É importante selecionar sempre a proteção adequada para a aplicação, portanto, certifique-se de considerar o tipo de material do produto e as espessuras. Por exemplo, existem jaquetas e luvas de soldagem leves e pesadas para vários processos de soldagem e níveis de amperagem. Envolver os colaboradores no processo de seleção; se os soldadores gostarem dos produtos, é mais provável que cuidem deles adequadamente.
Limpe e substitua o vestuário de soldagem e as luvas de acordo com as recomendações do fabricante ou antes, se necessário.
Capacetes de Soldagem . Selecione capacetes com base na aplicação de soldagem. Certifique-se de ajustar adequadamente o arnês para fornecer a melhor proteção e garantir uma área de visualização clara. Isso reduz a necessidade de os soldadores forçarem o pescoço para ver uma junta de solda corretamente e evita o estresse nos pontos de pressão da cabeça. Leia sempre o manual do proprietário e siga as instruções de ajuste.
Recursos como detecção eletromagnética também podem ajudar a melhorar a segurança e o conforto, especialmente se o soldador tiver uma visão obstruída da junta de solda. Essa tecnologia opera por meio de sensores que captam a frequência magnética do arco, eliminando problemas de interferência causados por uma obstrução. A lente escurece apenas durante a soldagem e permanece escura durante todo o processo.
Respiradores de Soldagem. Esses itens são categorizados como purificadores de ar ou fornecedores de atmosfera. Os respiradores purificadores de ar possuem filtros e/ou cartuchos que removem os contaminantes do ar filtrando-os antes de chegar ao soldador. Os respiradores que fornecem atmosfera fornecem ar limpo de uma fonte não contaminada. Uma classificação de fator de proteção atribuída denota o nível de proteção no local de trabalho que cada respirador deve fornecer quando mantido adequadamente.
Específico para soldagem, certifique-se de escolher respiradores adequados para o trabalho. As máscaras descartáveis devem ser feitas de meios filtrantes resistentes ao fogo. Os respiradores semi-máscaras devem ser de perfil baixo para caber confortavelmente sob um capacete de soldagem sem interferir no campo de visão do soldador. Da mesma forma, a seleção de respiradores purificadores de ar motorizados (PAPRs) e respiradores de ar fornecido com designs de baixo perfil permite maior mobilidade do operador. Certifique-se de que eles estejam emparelhados com um capacete de soldagem que atenda aos requisitos da aplicação. Novamente, contar com um painel de soldadores pode ajudar no processo e capacitá-los a tomar a melhor decisão para a força de trabalho.
Para uso obrigatório e voluntário do respirador, você precisa desenvolver um programa escrito de proteção respiratória que inclua informações como:
· Seleção do respirador.
· Avaliações médicas.
· Teste de encaixe para aspiradores de encaixe justo.
· Uso em situações de rotina e emergência.
· Estabelecimento de horários para limpeza.
· Procedimentos para garantir a qualidade do ar e o fluxo de ar para respiradores com suprimento de atmosfera.
· Treinamento de funcionário.
Consulte um higienista industrial para obter detalhes específicos para cada operação de soldagem e tipo de respirador.
Extratores de Fumos de Soldagem . Se sua empresa usa sistemas de extração de fumaça, é importante que os soldadores entendam como usar essas máquinas corretamente para obter a melhor proteção delas.
O braço de extração de fumaça deve ser posicionado em um ângulo de 45 graus acima do arco, a não mais de 18 polegadas da área de soldagem. No entanto, como os soldadores se concentram tanto na qualidade e na produtividade, nem sempre estão inclinados a fazer esses ajustes no braço. Existem sistemas de extração de fumaça no mercado que oferecem uma distância estendida de captura de fumaça (até 1,5 metros) para ajudar; os soldadores podem posicionar o braço no início da soldagem para obter proteção durante todo o processo.
Equipamento de Estresse por Calor. O estresse térmico é uma condição séria para soldadores que resulta de ambientes de alta temperatura, roupas de proteção e arco de soldagem. Pode reduzir a produtividade e aumentar os erros. Na verdade, a produtividade diminui em 2% para cada grau acima de 77 graus F.
Os produtos de refrigeração existentes no mercado ajudam a baixar a temperatura corporal e a melhorar o bem-estar dos colaboradores. Alguns dispositivos de resfriamento se adaptam aos capacetes de soldagem para fornecer fluxo de ar constante sobre a cabeça e o rosto do soldador; estes podem reduzir a temperatura em até 17 graus. Escolher o vestuário certo também pode combater o estresse térmico. Em climas mais quentes, por exemplo, escolha jaquetas de soldagem mais leves que ainda sejam capazes de fornecer o nível certo de proteção.