Não use muito gás de tocha ao soldar alumínio em AC

Não use muito gás de tocha ao soldar alumínio em AC

Resumo

Não use muito gás de tocha ao soldar alumínio em AC. O alumínio precisa de muita amperagem para soldar.

Não use muito gás de tocha ao soldar alumínio em AC
Não use muito gás de tocha ao soldar alumínio em AC. O alumínio precisa de muita amperagem para soldar. Mesmo que a temperatura de fusão do alumínio seja menos da metade da do aço, é preciso cerca de duas vezes mais amperagem para soldar.
Por quê? Porque o alumínio conduz o calor para longe da poça de solda mais rápido do que você pode colocá-lo. Isso me leva a um ponto importante.
Não use mais argônio do que o necessário no gás da tocha. Se você fizer isso, será como soprar ar frio em algo que você está tentando aquecer com uma tocha. Todo aquele argônio soprando na peça cria um arco errático alto porque a força do arco é muito grande. Você já acendeu em uma fundição de alumínio espesso e ouviu o quão alto é o arco? Aposto que o gás da sua tocha estava em torno de 20, como os livros recomendam. Isso é demais para o alumínio (a menos que você esteja usando uma mistura de argônio e hélio).
E outra dica é usar o tipo antigo de corpo de pinça (não lente de gás) e um copo de tamanho menor do que você usaria para aço que ainda fornece uma boa blindagem. Um copo TIG menor da velha escola (não lente de gás) confina o envelope de gás de proteção à poça para que a energia do arco não seja desperdiçada na forma de ação de limpeza gelada fora da solda. Muitos veteranos usam os copos pequenos, eles simplesmente não sabem o porquê.
Preste atenção na próxima vez que você soldar alumínio e usar um copo pequeno e, em seguida, diminua o fluxo de gás de proteção para cerca de 12-15 cfh com um copo nº 6 e veja se as coisas não se acalmam um pouco.