Manipulação

Manipulação

Cada soldador manipula ou tece o eletrodo em um estilo único. Desenvolva seu próprio estilo observando os outros, praticando e criando um método que produza bons resultados para você. Observe que em materiais de 1/4 pol. e mais finos, a tecelagem da haste normalmente cria um cordão que é mais largo do que o necessário. Em muitos casos, viagens simples e diretas funcionam bem.

Para criar um cordão mais largo em um material mais espesso, manipule o eletrodo de um lado para o outro criando uma série contínua de círculos parcialmente sobrepostos, ou em um padrão "Z", semicírculo ou passo gaguejante. Limite o movimento lateral a 2-1/2 vezes o diâmetro do núcleo do eletrodo. Para cobrir uma área mais ampla, faça várias passagens ou "grânulos de longarina".

Ao soldar verticalmente, concentre-se em soldar os lados da junta e o meio cuidará de si mesmo. Pause ligeiramente na lateral para permitir que o lado mais distante do cordão esfrie, a poça de solda se aproxime e para garantir uma "amarração" sólida à parede lateral. Se sua solda parece escamas de peixe, você avançou muito rápido e não segurou o suficiente nas laterais.